• Morre João Galhardo Jr., premiado diretor de arte no Rio nos anos 1970-1990

    Mesmo tendo nascido e começado em publicidade em São Paulo, foi no Rio que João Galhardo Jr. acabou se transformando em um dos mais premiados e cobiçados diretores de arte do mercado carioca a partir dos anos 1970.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    João nos deixou nesta sexta-feira, 08/03, vítima de câncer, aos 83 anos. Ele vinha morando em Niterói, casado com a designer Daniela Cabral, sua parceira de trabalho há mais de 25 anos, e ainda criando com ela, “misturando design e ilustração”.

    O criativo nasceu em 01/06/1940 e já no início dos anos 1970 atuava no mercado publicitário paulista, com seu nome surgindo no Prêmio Colunistas por agências como Norton e Lintas.

    Mas Galhardo ganhou destaque através da Almap, de São Paulo, onde começou uma parceria que acabou se estendendo, depois, para o escritório da agência no Rio com o redator Alcides Fidalgo (já falecido, em 2004).

    Ainda no mercado carioca, os dois estiveram juntos, depois, na SGB. E se destacaram a ponto de, em 1978, ter corrido nos bastidores que a DPZ havia oferecido um caminhão de dinheiro para a dupla trocar de agência. E que a SGB cobriu a oferta, com os dois continuando por lá. Só que a DPZ não se conformou. E no ano seguinte, João aceitava a oferta da DPZ e mudava de pouso.

    Mariana Lopes, da Record, entrega o Hall da Fama ao diretor de arte João Galhardo Jr.

    Ainda no mercado carioca, João Galhardo Jr. passou por MPM, Salles, Standard e VS Escala.

    Em 2015, ele foi homenageado com o Hall da Fama do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).

    Ele deixa, além de Daniela, os filhos André (53), Fernando (51), Ricardo (49), Joana (20) e Caio (13).

    O velório de João Galhardo acontece no sábado, 09/03, a partir das 11:00h, na capela 7 do Memorial do Carmo, do Caju, com a saída do corpo para a cremação às 14:00h.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Benjamin Rapson

      תנצב”ה

    2. Rosalia

      Querido João 💞
      Agradeço à Deus a oportunidade de ter trabalhado com vc e com Cidão. Que vcs se encontrem nessa nova etapa da vida. 💞💞

    seta
    ×